Olá Pessoal! 

Todo fim de semestre na faculdade eu faço uma avaliação de de minha vida como estudante e escrevo aqui. Curiosamente, dessa vez, resolvi esperar bastante tempo para fazer isso. Primeiro, porque assim que me vejo sem aulas a primeira coisa que faço é me desconectar de tudo que envolve a faculdade. 

Lá há um nível de estresse e comprometimento gigantesco que não me dá nem um pouco de saudade. Talvez seja a parte mais dura de ser um universitário. Agora mais do que nunca nesses 4 semestres, teoricamente dois anos de curso.  Sinto que a pressão se torna ainda maior, mas é interessante como isso não me amedrontou. 

Vamos para a parte, então, em que eu consigo me explicar melhor a esse respeito. 

Sobre o 4° semestre...

O que não sentirei falta:

  • Da tensão de algumas aulas.
  • Da leitura de alguns textos teóricos. 

O que sentirei falta:

  • De todas as aulas de Culturas Anglófonas com a prof. Cintia. Mais da metade da minha graduação até aqui teve haver com ela, vou sentir falta disso e de todos os projetos. 
  • De poder conversar com alguns de meus colegas depois da aula. Somos todos moças e moços ocupados agora, não sei se teremos chance de conversar com frenquencia como antes. 
  • De falar sobre livros nas aulas de Prosa Anglófona. 
  • De falar das coisas que mais amo em quase todas as disciplinas. Fui muito "eu e minhas coisas favoritas" nos trabalhos que apresentei. 

Meu orgulho foi...

  • Falar de Orgulho e Preconceito em Prosa Anglofona. 
  • Escrever duas cartas de amor com o tema de Once Upon a Time. 
  • Escrever um ensaio, publicar numa revista e ainda apresentar com direito a certificado e tudo. 
  • Falar sobre o Canadá e mostrar  a Tessa e o Scott para a minha turma. 
  • Ter feito um plano de carreira que foi uma especie de profecia, que acabou se cumprindo no fim do semestre. 
  • Ter demorado duas semanas para concluir o melhor vídeo que já fiz. 
  • Ter planejado com meus colegas a homenagem que fizemos a nossa professora e também por não ter chorado na hora do discurso que fiz diante de todos. 
  • Ter trabalhado no Propaz de novo, sendo professora dessa vez, olha que chique! 
  • Ter feito novas amizades. 

A minha maior surpresa foi...

Ter de alguma maneira alcançado através do conhecimento do inglês coisas impossíveis antes. Por exemplo, nunca me passou pela cabeça quando eu entrei no curso que eu ia escrever cartas para meus atores favoritos ou receber respostas via twitter deles! Mas nunca no Brasil a Raquely do primeiro semestre pensaria nisso! Na verdade ela pensaria só positivamente que num futuro próximo coisas legais iriam acontecer. Thank God não sabemos o dia do amanhã! Que graça teria se eu soubesse que em pouco tempo estaria toda saidinha, cheia de confiança para sair por ai conversando em inglês com gente desconhecida e ainda por cima ousar em escrever para gente famosa. 

Concluindo...

Não vou dizer que o semestre foi fácil, porque não foi. Não combina a palavra fácil com a palavra universidade. Mas o que talvez tenha sido fundamental para que os desafios enfrentados e vencidos nesse semestre tenham "parecido" mais fáceis que nos semestres anteriores é que eu tive fé. Eu disse "Não vou desmoronar! Eu não vou perder o ânimo! Eu vou acreditar! Eu não posso desistir antes do semestre acabar!". 

Se tinha uma coisa que eu não queria era sentir o estresse terrível que senti no fim do semestre anterior. Eu perdi a minha paz por um tempo e isso me irritou bastante. Não conseguia relaxar, fiquei com raiva até de ônibus. Agora pensem que eu gosto de estudar, amo inglês e gosto das minhas aulas. Imaginem as pessoas que fazem um curso só por fazer! Como conseguem sobreviver a esses momentos de falta de fé, de coragem e de ânimo?

Decidi que não importasse o que acontecesse eu não ia deixar minha fé e paz escapar de mim. Concentrei-me naquilo que me dava força, confiei em Deus e também em mim. Então mesmo bem cedo no dia lá estava eu cantando e nas terças e quintas que eram os dias de ver o sol nascer as vezes dava para dar "oi" para a lua também. Eu estava ali enfrentando tudo aquilo com o coração confiante de que ia dar certo, de um jeito iria dar certo. 

Criei aquela atmosfera de coragem e motivação que me fazia suportar os ônibus lotados que eu pegava. "Vale a pena pegar esse ônibus, pois me deixa na frente de casa. Vale a pena! Tudo isso vale a pena". Pensava em todo o sacrifício que estava fazendo, que meus pais faziam por mim e isso me dava uma força incrível para aguentar os momentos mais delicados e tensos desse semestre. 

A próxima aventura começa em agosto. Reserva novas emoções, momentos complicados, assim como momentos muito bons, mas não importa o que aconteça, acima de qualquer coisa é preciso ter fé, confiar em Deus e em você. Somos mais capazes, valentes e inteligentes do que imaginamos.

See you! 

Tchau!