Important posts

Usando Twitter e Instagram para aprender Inglês e Espanhol

Olá pessoal!

Hoje vou falar sobre mais uma experiência de aprendizagem que vivi nos últimos meses. Todas as duas envolvem coisas que eu gosto, ou seja, novelas e redes sociais. A primeira é uma novela que eu vi e comentei através do Twitter, a segunda uma novela que eu vi e criei uma conta fã no Instagram. 


LA BRAVO: Primeiro contato com a língua espanhola na forma escrita. 

Meu primeiros contatos com espanhol foram desastrosos, baixei dezenas de livros em pdf para estudar e parei ofegante na segunda página. Era uma pancada de regras e muitas palavras novas. Sem falar que o próprio livro não ajudava. A primeira coisa que eu queria aprender era dizer meu nome, de onde eu era e etc. E a lição começava com vocabulário de sala de aula e umas frases complexas que eu nem lembro mais. Sem falar que possuía termos gramaticais que me lembravam as odiosas aula de português na escola. Desde esse primeiro encontro desastroso, adeus espanhol...por um bom tempo. 


Foi então que me voltei as novelas mexicanas e lá estava o espanhol se envolvendo em minha vida de novo. Querendo voltar a relação que tínhamos antes de interesse e curiosidade. Comecei vendo uma novela em espanhol chamada Sortilegio e fiquei muito empolgada com a possibilidade de compreensão auditiva. A empolgação e felicidade tomaram conta de mim "Eu entendo o que eles dizem". O unico problema é que eu não sabia escrever. 

Meses mais tarde fui convidada por uma amiga, a assistir uma novela mexicana que iria estrear no Canal Azteca Trece. Ela se chamava Las Bravo (As Bravo), o diferente é que eu teria que assistir a novela ao vivo como todas as pessoas no México. O sinal da novela era aberto a todo o mundo e isso já me deixava super animada. O mais legal era que havia uma conversa interessante e divertida em espanhol durante o período que ela passava, através do Twitter na hashtag #LasBravo. Para participar da conversa e ter minhas opiniões lidas(favoritadas ou retweetadas) eu tinha que escrever em espanhol. Eu observava o que as pessoas diziam e até escrevia o mesmo. Usava as expressões que eles usavam, eu tinha até uma frase favorita "Manuel me cae gordo/mal" porque eu não ia com a cara do personagem. :P

Bom, o tempo, a imitação e observação de meus colegas Mexicanos ou até de outras partes da América Latina, me ajudaram a deixar o Google tradutor de lado no fim da novela e usar todo o vocabulário e gramática aprendida por conta própria. 
A satisfação pessoal de poder dar suas opiniões em outra língua estrangeira sem a ajuda de dicionário ou tradutor é uma libertação muito revigorante. Não que eu seja totalmente contra o uso de tradutores, eu acredito que eles sejam uma boa ferramenta para quem está começando, mas um dia o bebê tem que sair das fraldas e a gente tem que tirar as rodinhas da bicicleta e andar livre com as próprias pernas. Eu vou deixar aqui algumas imagens dessa época e das coisas que eu escrevia e do carinho que recebi de muitos atores da novela que se envolviam nas conversas dos fãs na época.






Esses são atores da novela que tomaram o trabalho de me responder, foi de fato uma experiência maravilhosa.

@MILEUMAPOESIAS: Casa de literatura, de fãs e de três línguas estrangeiras.

A chance de ter uma conta em redes sociais para homenagear um ator, serie ou novela não é algo novo na minha vida. Já tive perfil "fake" no orkut, uma conta no tumblr onde escrevia e falava de dança no gelo, Downton Abbey e once upon a time. Mas nenhuma dessas brincadeiras realmente me cativou, porque sou uma moça de temporadas. Uma hora gosto de algo, outra hora gosto de outro. Raramente achava uma coisa que tivesse tudo junto. Não é que eu deixe de gostar, mas com o tempo eu vou perdendo o interesse apaixonado do começo e parece que vou amadurecendo. Eu acredito que tudo aquilo que dura mais de seis anos na minha caixinha do "coisas que eu amo" vai ficar comigo a vida toda. O bom é poder aprender um pouco de tudo, sendo especialista em algumas.

O @mileumapoesias foi criado no Instagram para falar da novela Mil e um Noites que estava sendo exibida pela Band. Nessa novela eu encontrei um pouco de tudo que amo em histórias de amor. Personagens fortes e trama envolvente, sem muita apelação e com uma dose de lirismo romântico, que a torna diferente de suas contemporâneas de gênero.  

No espaço fã da novela eu escrevo poesias baseada nas disciplinas que aprendi na faculdade, escrevo mini contos com seus personagens, escrevo mensagens de reflexão. Falo de assuntos positivos como felicidade, amor, bondade, perdão e etc. O mais legal é que a novela Mil e uma Noites é um fenômeno mundial e foi vendida e exibida por quase todos os países sul americanos. Sendo sucesso absoluto em quase todos eles. Sem falar que viajou a Europa, Ásia e Mundo Árabe. Logo será exibida por um canal Americano, o que torna qualquer conta fã dela, um espaço mundial onde diversas pessoas de diferentes culturas e línguas podem se encontrar.

Digo isso porque no @mileumapoesias eu já conversei com gente de vários países e amei isso. Falamos em Espanhol, Inglês e português é claro, porém eles não sabem que me fazem um bem daqueles ao querer trocar ideias comigo. Para qualquer aprendente de línguas ter a chance de conversar com falantes nativos é uma experiência única, enriquecedora e altamente motivadora. 
Desde então meu Espanhol tem melhorado na escrita, que era meu maior objetivo. Consequentemente, as três outras habilidades(ler, ouvir e falar) ficaram ainda mais fáceis. Quanto ao Inglês...esse  continua afiado e cada vez mais na "ponta da língua", o que me deixa mais ainda realizada. Aqui embaixo deixo alguns exemplos de conversas significativas que tive com pessoas em Inglês e espanhol no @mileumapoesias:



Esse é um seguidor do Yemen com quem conversei por quase meia hora.

Essa é uma seguidora da Argentina eu acho que fez um comentário muito inteligente sobre a trama e tive que comentar elogiá-la.


O Turco

Quando eu entendi como se fazia para aprimorar meus conhecimentos em uma língua estrangeira através da disciplina Aprender a Aprender, o modo como passei a encarar barreiras de idiomas simplesmente mudou. Eu quis aprender turco e aos poucos estou conseguindo. Não é fácil mas vou com calma e paciência. Uso o que eu gosto para me ajudar a praticar todas as habilidades. Tenho contato com o turco todo dia(Pelo @mileumapoesias sigo muitos Instagrams turcos), pode ser que hoje eu não entenda o que está escrito lá, mas eu sei que logo tudo ficará tão claro como água. Cheguei a cantarolar musicas turcas o que é muito estranho, parecia que eu estava meio louca enrolando a língua, mas a sensação foi ótima. A sensação de ser surdo, cego e mudo numa outra língua te faz entender como ficam as coisas para alguém que não sabe Inglês ou Espanhol, por exemplo. Deixa a gente mais humilde.

Conclusão:

  • Deixa a língua fazer parte da sua vida. Respire o idioma que você quer aprender. 
  • Mantenha contato com falantes nativos: Faça amizades, ou seja, ache gente que curte as mesmas coisas que você.
  • Identifique semelhanças: Isso vai acontecer eventualmente a partir do momento que o passo 1 se tornar 60% de você.
  • Utilize a arte da imitação: Brincar de ser ator e cantor. Faz que nem eu, que sei as falas de filmes e novelas de trás para frente.
  • Produza uma reação em cadeia: Ou seja, NÃO PARA DE ESTUDAR E APRENDER NOVAS LÍNGUAS MANINHO! NÃO DEIXA O TREM PARADO NA ESTAÇÃO.
Espero que essa experiência motive você a conquistar uma língua estrangeira e tornar ela sua aliada e não inimiga.

Até mais,

ps. Postagem inspirada por esse artigo:
https://pt.babbel.com/pt/magazine/dicas-para-aprender-espanhol?bsc=pormag-a16-vid-bv12-spanishtips-ob&btp=default&utm_campaign=cd_porall_gpt_cbr_spanishtips&utm_medium=CON&utm_source=outbrain&utm_term=5424072

Postar um comentário

0 Comentários