Olá pessoal!

Desta vez eu decidi fazer uma reflexão sobre as coisas que aconteceram no ano passado(vida acadêmica) e que vocês tiveram a chance de ler em pequenos(ou não) relatos aqui no meu blog.

O meu desejo de escrever sobre isso surgiu numa noite em que eu, deitada em minha cama, lembrei de coisas que foram muito marcantes e que na época pareciam grandes e um pouco assustadoras. Agora a pouco tive a oportunidade de assistir um reality show sobre a rotina de dois atletas de dança no gelo(assisti em inglês). Percebi o quanto a vida de atleta é difícil, exigente, complexa e estressante. Tanto quanto a vida de qualquer um, eles não são tão diferentes de nós se pensarmos um pouco.

"Raquely, foi uma atleta valente ano passado". É oque eu pensei, pode parecer bobagem para alguns, mas mesmo as pequenas coisas podem ser grandes desafios.

O que foi fácil

Fazer amigos, o segredo é ter respeito, compreensão e amor.
Literatura, a disciplina mais maravilhosa que eu tive ano passado. Foi extremamente reveladora e instrutiva. O que eu aprendi nela é como o livro favorito que a gente carrega com a gente sempre.
Enfrentar desafios ao lado de minhas colegas de Gerra. Até mesmo o mais forte precisa de um parceiro. Diga lá o seu Batman.
Ser extremamente positiva quanto a tudo. Um jeito novo de aprender, ensinar, ver o próximo, pensar sobre si mesmo e etc.
Perceber o que eu quero ser e o que eu não quer ser de jeito nenhum como pessoa, como profissional.
Aprender. As lições na sala de aula e fora dela. Sempre coisas novas e diferentes pela frente.


O que foi difícil

Estudar mais. Foi muito complicado achar tempo suficiente para isso. E quanto eu achei eu estava no fim esgotada mentalmente e fisicamente.
Lidar com a pressão. Eu sou quase 80% zen. Mas houve momentos em que eu estive bem sobrecarregada e não conseguia achar equilíbrio. Não foi fácil.
Achar o botão desligar. Houve momentos, quase no fim do ano, em que eu não conseguia me sentar e assistir alguma coisa, sem pensar que havia algo da universidade para fazer.
Comer fora de casa. Metade do peso da minha mochila era meu suprimento de alimento do dia. Meu kit de sobrevivência. Mas eu tinha que comer fora e isso no fim já estava enjoativo demais.
Família. Havia dias em que eu mal falava com meus pais e irmão. Não percebi quando esse afastamento involuntário aconteceu, mas não acontecerá de novo. Família é tudo para mim.
Superar uma disciplina difícil. Porque eu sabia que ela era boa e importante mesmo que naquele momento ela parecesse a pior disciplina do mundo.

O que foi maravilhoso

Ter a oportunidade e a honra de ser a aluna de grandes mestres. 
Participar de projetos inovadores e desafiadores. 
Perder o medo de falar em inglês.
Escrever um texto todo em inglês. Uma carta na verdade, aquilo foi um verdadeiro "bum". Desde aquele dia não parei mais de escrever em inglês. 
Conhecer vários americanos super legais. Ter conhecido Patrick e Hilary.
Reconhecer o quanto, agora, sou independente em meu aprendizado. 
"Consegui!" foi oque eu disse no ultimo dia de aula. 
Ter sido surpreendentemente corajosa no fácil, no difícil e no maravilhoso.

Voltando aos atletas, oque importa é o quanto você se esforça para chegar lá, o quanto de si foi colocado em cada movimento, em cada passo. Não se pode ter 100% de acerto, uma hora você vai errar alguma coisa e a pontuação não será aquela que você queria. Mas, eu acredito que a gente sempre alcança o que fez por merecer. Não tem isso de sorte ou má sorte, é você que faz as coisas acontecerem.

A melhor coisa do mundo é você olhar para si e dizer "Eu fiz o meu melhor, mas sei que errei em algum ponto e estou pronto para superar esses erros e cometer outros.". Afinal de contas, como diz em Eclesiastes "Filho, há mais uma coisa que eu quero dizer: os livros sempre continuarão a ser escritos; estudar demais cansa a mente."

A melhor maneira de terminar essa postagem é com um sincero agradecimento ao melhor treinador, professor, amigo, companheiro e pai que se pode ter: Deus. Que ao lado da minha família e amigos são as pessoas que mais torcem pela minha vitória.

See you!