Olá pessoal! 
Hoje vou atacar de conselheira, vamos ver se vai dar certo. 

Depois de refletir um pouco sobre esse "1° ano de faculdade" cheguei a algumas não conclusões, por que "não conclusões"? Acredito que nesse caso não é como um circulo fechado, onde acontece as mesmas coisas e blá, blá, blá. O caminho que pegamos pode até ser o mesmo, mas as experiencias podem com certeza ser diferentes. Há diversos fatores que influenciam. 

Terminada essa introdução, vamos ver as não conclusões que cheguei depois desse longo tempo de intenso aprendizado junto com a trupe da minha sala. Aviso que essas são só as minhas opiniões.

Não acredite em tudo que dizem a você. Se disserem que não é preciso saber tudo para começar a estudar, okay. Mas não vá sem saber nada. Se esforce, aumente seu conhecimento. "Mas é pouco tempo..." Você pode dizer. Mas vivemos sob prazos. Você tem que estudar muito mais, mesmo não tendo muito tempo. Como faz isso? Aproveitando cada segundo do seu dia, transformando o seu aprendizado em algo tão prazeroso que nem vai parecer que está aprendendo. Agora isso depende muito, mas comigo deu certo.

Faça o que você gosta. Porque acredite, estudar oque você não tá afim é muito ser masoquista. Mas não pense que estudar o que gosta significa gostar de tudo. Você, não digo nem no meio do caminho, mas no meio do 1° semestre dirá "Escolhi o curso errado" ou então "Eu pensava que ia ser mais legal". Se você continua com essas dúvidas é melhor pensar bem em seu futuro. Se não, parabéns você conseguiu acabar com o "amor a primeira vista" pelo seu curso e agora está amadurecendo seus sentimentos em relação a ele.

Você vai encontrar péssimos, bons e excelentes professores. "Isso não é novidade. É claro que eu já sabia disso. Todo mundo sabe como são os professores da faculdade." É, muito bem! Parabéns! Você conhece só a ponta do Iceberg. Péssimos professores, podem até mesmo em seus piores momentos te ensinar alguma coisa. Vejamos, se você estiver fazendo licenciatura, aprenderás como NUNCA, JAMAIS, NEM EM UM MILHÃO DE ANOS ser um professor com ele(a). O bom professor vai te ensinar muita coisa, mas vai ser tão parecido com o excelente professor que você vai fazer lista, eleger o melhor, mas ainda vai estar em dúvida. Geralmente, as listas são estúpidas e o bom professor é tachado assim por uma coisa simples, que o difere do cara que você elegeu como o melhor. E por falar no excelente professor ele vai ser O CARA(A), sabe aquela pessoa que te inspira "eu quero ser que nem ele quando crescer, mãe". É aquele que te motiva, te ensina e aprende com você também. É aquele que te faz aprender sorrindo. Que é exigente, mas de um jeito legal. E acredita sempre em seu potencial. Uma salva de palmas para esse excelente profissional!


Faça amizades. Amigos são importantes. Você sempre vai precisar de alguém. Um amigo para rir contigo da fila imensa para comer no R.u. Um amigo para chorar no ombro quando as coisas não estiverem dando tão certo assim. Alguém que goste das mesmas coisas que você, ou que goste de coisas diferentes. O importante de tudo é saber respeitar. Amizades se constroem baseadas no respeito, fraternidade e confiança. Você não precisa saber tudo sobre alguém, quem sabe tudo é fofoqueiro. Saiba o suficiente e seja amigo com esse pouco. Deixe que o resto a gente descobre no caminho. 


As vezes é necessário achar "colegas de guerra". São essas pessoas que vão estudar contigo o Sábado e o Domingo inteiro. Vão ficar contigo até 3 horas da manhã na internet, discutindo assuntos de trabalho. Lendo seus textos, corrigindo e dando feedback. São eles que vão te dar força para apresentar aquele trabalho do "quinto dos infernos". Eles vão te suportar quando você estiver terrivelmente irritado. Vocês vão brigar, ficar de mau, dirão até que nunca mais se verão. Mas superarão esse momento tenso e voltaram a rir, estudar e "sofrer" juntos durante essa longa jornada de aprendizado.

Tem gente que vai querer te derrubar. Não faça que nem elas. Pule antes que lhe puxem o tapete. Seja esperto. Como disse, não acredite em tudo. Todos tem sonhos e estudar na universidade é um caminho que nos leva ao nossos sonhos. Algumas pessoas vão jogar limpo outras nem tanto. A verdade é que ninguém é um monstro, só tem formas de chegar onde querem que talvez não te agrade muito. Não mostre todo seu potencial, saiba mostrá-lo para quem dará valor. Tem gente que tentará se aproveitar de algo que você sabe, mas não se desmotive com isso. É normal, o mundo é uma selva. Aprenda a domar esses leões. 

Valorize cada avanço seu! Comemore cada trabalho finalizado, cada boa nota alcançada. Eu costumava comer sorvete com as minhas colegas sempre que terminávamos algum trabalho. Não se intimide com seu colega que sabe mais que você. Foque em seu aprendizado e seja um pouco egoísta nisso. Estude, tenha calma, tem coisas que demoram a surtir efeito. Você vai ficar triste as vezes, se sentir diminuído. Esse colega pode fazer piadas, as vezes sem querer, que podem te fazer pensar que nunca vais conseguir aprender isso ou aquilo. MAS NÃO PIRA! Todo mundo passa por isso. Eu passei e tô aqui para dizer que consegui e você também pode.

Aprenda como funciona o sistema de caça de uma águia. "Bom, até aqui eu estava entendo, dai você vem com negócio de águia? Oque isso tem haver com o resto?" Segundo as minhas pesquisas na google uma Águia - Real, por exemplo, pode enxergar uma lebre a mais de 3 km de distancia. E pode dar mergulhos que variam de 240 km/h a 320 km/h para capturar uma presa. Imite -a. Veja tudo de forma ampla, não limite seu conhecimento. Reflita criticamente em relação a tudo. Seja prudente, no entanto. Nada de ficar com tique nervoso. Isso é horrível. Seja rápido quando as oportunidades aparecerem. No começo pode até assustar e você pode ficar com medo. Também é normal. Mas esse temor não pode te impedir de seguir em frente. Quando a oportunidade estiver nas suas mãos e tudo der certo, você vai dizer "valeu a pena".

Há sempre mais coisas a dizer, conselhos a dar e receber. Mas a graça da vida não é aprender a andar de bicicleta. É cair, se machucar, levantar e continuar querendo andar de bicicleta. 

THAT'S ALL FOLKS!