Important posts

Inglês e Forever and for always

Olá, querido leitor.
Hoje eu vou contar porque eu quero estudar e aprender mais sobre várias línguas. Principalmente o inglês. Essa é uma resposta que eu estava há muito tempo elaborando porque não consegui explicar quando pela primeira vez me perguntaram: Porque eu escolhi Inglês?

Em primeiro lugar, só porque eu tenho motivos profundos para estudar línguas, não significa dizer que aqueles que só gostam ou querem aprender inglês para ver uma série sem legenda são menos importantes que eu. Eu também tenho esse desejo de ver tudo sem legenda, I'm with you guys! :) 

Era uma tarde ensolarada de julho. O céu estava de um azul que até hoje eu não consigo comparar com nada do que tenho visto até agora. Eu era uma criança, não sei quantos anos tinha. Mas desde pequena gostava de ficar andando de um lado para o outro procurando algo para brincar. Mas acho que gostava de ficar andando de um lado para outro porque era mais fácil pensar andando. Ainda é. Eu estava, talvez, com uma bolsinha com meus bonequinhos procurando o lugar perfeito para brincar. 

Quando ouvi pela primeira vez aquela canção. Forever and For Always (Link da musica aqui) da cantora canadense Shania Twain. Eu olhava para o azul incomparável acima de mim e pensava "essa musica está sendo cantada para o céu azul". Naquele momento eu desejei saber quem cantava e o que significa essa canção. Até descobrir a letra achava que era uma canção para o céu.

Todas as vezes que eu voltava da escola eu ouvia a mesma música porque era o sucesso do ano. Sempre tocava numa tarde azul. Sempre. Porém não era mesma tarde porque oque eu senti naquele dia não podia ser comparado com outro, apesar da música. Agora refletindo, acho que foi uma espécie de estalo de dedos. Um ponto em que a minha mente despertou para uma coisa nova. Até então, eu só conhecia o mundo em que eu vivia. Mas em uma tarde meus horizontes se ampliaram radicalmente. 

Os anos passaram e um dia assistindo um programa de clips musicais na televisão. Eu vi pela primeira vez quem cantada a minha "canção do céu azul." Eu não entendi nada do que ela disse. Mas lembro que anotei o nome da musica e da cantora. No outro dia eu assisti o programa de novo e tocou mais uma vez a mesma musica. E essa foi a primeira vez que eu identifiquei o forever and for always na música. Mesmo não sabendo o que significava.

Eu sabia agora que a musica era cantada em inglês e desde então eu comecei a me interessar tanto por essa língua que tudo que vinha desse pais chamado Estados Unidos era hiper, mega importante. Nessa época me interessei pelos filmes do Harry Potter e sempre fazia de tudo para assistir o filme em inglês legendado em português. Vou exemplificar orgulhosamente o que fiz, assisti Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban três vezes seguindo esse esquema: Primeiro áudio em português, segundo áudio em inglês legendado em português e depois áudio e legenda em inglês. Meus parentes diziam que só tinha esse filme do Harry Potter para mim. Mas acreditem, palavras e frases que eu sei hoje como All right, hello, you don't know, idiot, are you okay?, só para citar algumas. Aprendi todas elas assistindo esse filme e muitos outros da série. 
Como gostava muito da Hermione imagina quem eu imitava com sotaque e até os trejeitos? Ela. Até hoje sei fazer a cara de sabidona e o jeito dela. Acho que nesses dias o meu lado atriz aflorou.  Eu sabia quase todas as falas dela em inglês no filme prisioneiro de Azkaban. Só agora na faculdade descobri que essa é uma estratégia de aprendizagem. Eu sou o exemplo de que unindo aprendizagem e diversão você compreende coisas que você nunca vai esquecer.

O tempo passou e as condições melhoraram e muito na vida da minha família. Tínhamos agora computador e internet. Descobri que a "canção do céu azul" falava na verdade de amor. Mas tudo bem, eu descobri muito mais coisas sobre Shania Twain e logo gostei muito dela. Sei quase todas as músicas dela, não consigo cantar todas, mas com certeza sei dizer o nome das musicas e qual álbum pertence. Porém, a questão não é a cantora é como a música dela foi o diferencial para a minha escolha profissional. Não foi uma decisão de momento porque foram anos de experiência com a língua tentando aprendê-la sozinha. Porque meus pais não tinham dinheiro para pagar um curso particular. 

Um  dia os filmes não eram mais o suficiente para me ajudar a ler o que estava escrito numa camisa na loja.
Tentei várias vezes procurar sites na internet para aprender formas gramaticais. Porque eu queria muito aprender os pronomes I, you, he, she, it, we, you, they e como usá-los. Falhei nessas tentativas de aprender gramática, nada me interessava. So boring! Talvez por isso ela seja a coisa mais complicada e chata para mim. Hoje como futura professora penso em tentar procurar formas de tornar esse aprendizado menos chato e complicado para meus alunos. E claro para aprofundar meus conhecimentos não é? Afinal de contas serei professora tenho que saber essas coisas! :)

Quando comecei a estudar em escola de língua aprendi a fixar o que já tinha aprendido. Geralmente, eu fazia conexão com alguma coisa que já tinha visto em algum filme. Isso era altamente motivante. Principalmente porque quando a situação financeira da minha família melhorou a internet se tornou a melhor fonte de aprendizado de Inglês. O acesso a músicas, a textos, jogos, filmes e series foram ampliados e consequentemente o meu inglês também.

Hoje estudando essa língua estrangeira na universidade minha visão se já era ampla ficou maior ainda. Antes o meu desejo era simples: Aprender a ler uma frase numa camisa, ou ver o filme do Harry Potter sem legenda e entender o que diziam. Hoje, eu ouso dizer sem medo e com muita fé. Eu quero ouvir as pessoas nas ruas falando em inglês e eu quero falar com elas. Eu quero falar sobre meu país e quero ouvir elas falarem sobre o delas. Quero viver um tempo nesse país que parecia, parecia muito distante de mim. Mas agora é tão palpável como as teclas do teclado que escrevem essas palavras.

Eu quero dizer as pessoas que a gente pode sim aprender independente das circunstancias. Que nada mesmo, é impossível se a gente tiver fé e fazer acontecer. Certamente o que eu quero mais é ver o céu azul, o mesmo céu azul que cobre a cabeça de todos no planeta, pisando numa terra estrangeira que jamais pisei. E dizer ou chorar(o que é mais provável): Eu consegui!

Postar um comentário

1 Comentários

Querida Raquely, te ler me emociona muito e me faz feliz! Ver sua dedicação, motivação e alegria em aprender me faz a professora mais feliz do mundo!
Eu amo conhecer meus alunos o máximo que posso e seu blog me ajuda muito nessa empreitada.
Muito obrigada por compartilhar sua vida com o mundo. Certamente és e serás inspiração para muita gente!
Abraço carinhoso! :-)