Alô pessoal! 
Hoje eu vou contar a vocês sobre um projeto muito legal que eu estou participando. Mas como nele eu tenho muita coisa para falar, vou tentar resumir e chegar ao ponto que me interessa. Tudo o que será escrito é baseado no que eu vi e ouvi. Então, vamos lá!

Um belo dia a nossa professora Cíntia chegou com uma história de encontros via Skype com alguns alunos de uma Universidade Americana. Ficamos ansiosíssimos! Curiosos! E porque não dizer "Como assim encontros via skype?" "O que é skype?"(essa foi a minha pergunta pois não sabia o que era.). 
Ela nos explicou que era um projeto de parceria com a professora Magda, amiga e Diretora do curso de Português da Duke University da Carolina do Norte. Nesse projeto nós iríamos conversar metade em inglês e a outra matade em Português. Compartilhar conhecimento. Ela nos falou também sobre suas experiencias nessa universidade como professora de Português e como essa oportunidade de conversar via skype era tão especial. Resumindo, começamos a ficar mais ansiosos e curiosos do que nunca. 

Uma vez ela falou sobre escrever um diário sobre essas experiencias que vivemos porque mais tarde elas seriam muito valiosas. Dito e feito! Para lhe dizer como ficamos após o primeiro encontro com os alunos da Duke mostro aqui um trecho do meu diário PROJETO ICONE-DUKE-UFPA: MINHA EXPERIENCIA:

"Quando a conversa com os alunos da Duke acabou nós, inclusive a Cíntia vibramos com um grito de pura felicidade (Acho que ecoou em todo o prédio). Deu tudo certo graças a Deus! Teremos outros encontros e outras coisas legais para guardar na memoria eu tenho certeza." 18 de Janeiro de 2013

Para quem nunca tinha falado através de videochat com alguém de outro país, esse primeiro encontro foi muito, muito especial. 

Os encontros continuaram e o que eu senti em cada um deles foi diferente. Relendo meu diário percebo o quanto escrever ele foi importante, parece que estou revivendo cada momento. Por exemplo, no segundo encontro escrevi isso:

"Esses relatos são de minhas impressões, do que vi e entendi. Mas nem no primeiro nem no segundo encontro eu falei muito em inglês. Por infelicidade sentei longe do notebook e do microfone da Disney “emprestado” da filha da Cintia. Pois para ser visto e ouvido muito bem era necessário ficar na frente do notebook. Alguns colegas meus que estavam lá na frente não falaram quase nada. E na empolgação a voz mais alta sobressaia.  No fim das contas eu só olhei e ouvi. Mas podia muito bem ter falado se tivesse sido mais ousada no sentido de não ser tão tímida." 22 de Fevereiro de 2013.

Veja que nem sempre a gente consegue o que imagina, pois novas experiencias exigem de nós novas atitudes. Tive que aprender isso durante esse projeto e acredito que deu certo. 

O skype foi usado em sala de aula para nos motivar enquanto estudantes e futuros professores também. A professora conseguiu a participação de pessoas muito inspiradoras em nossos encontros, quando não podíamos falar com os alunos da Duke por conta de algum imprevisto. Como por exemplo a Marcela que na época estava nos Estados Unidos:

"Não vou esquecer sobre a história da 1° vez que ela viu neve! E nem sobre as impressões dela sobre o transporte publico nos EUA e aqui no Brasil. Também não vou esquecer quando ela disse que um dia seremos nós lá nos Estados Unidos. E eu me emociono, pois se for essa a vontade de Deus eu estarei lá. A chave é acreditar! Ter fé! Eu aprendi essa semana com a caixa de presentes da embaixada e a conversa com a Marcela que nós temos que tentar. Pois a pior coisa é ficar na duvida se daria certo ou não. Tentar! Ter esperança e não desistir, pois aquilo que parece impossível pode ser tornar real." 8 de Fevereiro de 2013

Gente, como eu estava motivada! E acredito que não era apenas eu. A diferença é que eu gosto de escrever e coloquei tudo isso no papel. Coisas de aprendiz de escritor! :)

Eu não vou esquecer desta conversa porque foi a primeira vez que eu falei em inglês com uma pessoa de outro pais. Eu não vou dizer que estava calma, tranquila, zen. Não, eu estava MUITO nervosa. Nós não falamos tudo em inglês eu ajudei ela também no português dela(que aliás era excelente) e no fim senti que tudo deu certo.

"No fim desse encontro respondo as duas perguntas feitas no inicio: Como essa conversa foi? Maravilhosa, adorável, incrível, uma das melhores atividades em inglês que já tive a chance de participar. Será que tive inglês suficiente para conversar sobre os temas que foram abordados? Acho que a Laura me ajudou a resolver essa, no momento que ela me disse que meu inglês era ótimo. Felicidade total!" 22 de Fevereiro de 2013.

O projeto via internet estava acabando e a sensação que eu tinha era a melhor possível. Estava muito feliz. Veja a seguir:

"O projeto Icone está quase chegando ao fim e parece que foi ontem que essa aventura toda começou. Eu me sinto orgulhosa de estar fazendo parte disso. De ter conseguido vencer meus medos e finalmente praticar o meu inglês. Como diz no Strategies Handout que a professora Walkyria entregou para nós: Be assertive. Make and take opportunities to use the language in natural communication both inside and outside of class. Depois dessa experiência no projeto Icone eu tenho mais coragem de falar e escrever em Inglês. E foram apenas cinco encontros! Eu me pergunto: O que aconteceria com os meus conhecimentos sobre Inglês se eu continuasse utilizando esse tipo de atividade de forma escrita ou falada? Tenho certeza que posso ir mais além do que imaginava quando entrei nesse curso. Eu acredito!" 1 de Março de 2013

Por estar doente eu não participei do ultimo encontro, mas valeu a pena ter participado dos outros. Meu amigos, eu aprendi muito! Eu pensava apenas Não era assim que eu imaginava que seria o meu primeiro semestre, não era assim! Foi muito mais do que eu imaginava, ou foi totalmente o contrário do que eu imaginava. Foi maravilhoso! 

Tá, depois de tudo isso vou contar a vocês o que aconteceu ontem dia 15 de Julho de 2013 à 1h da tarde. Os alunos da Duke chegaram em Belém. Não vieram todos os que falaram conosco via skype. Mas de qualquer forma foi um imenso prazer recebe-los. 

Fatos engraçados: 
1) Alguns de nós nunca tinham ido ao aeroporto de Belém. Fomos de carona um bom pedaço, depois pegamos o ônibus. Ah, e o sol estava de lascar!
2)Ver a Cíntia (nossa professora) nervosa não tem preço! Eu não sei se me preocupava com ela ou se ria. 
3) A Ana Karoline(minha colega) estava a ponto de chorar. (O nervosismo é uma coisa muito doida.)
4) Ficamos imaginando que o encontro entre as duas amigas(Cintia e Magda) seria como coisa de cinema. E foi.
5)Cíntia foi ao encontro da Magda enquanto ela ainda estava esperando para pegar as malas. E as duas se abraçaram pulando e gritando! Foi muito legal! Eu teria filmado, mas não tinha câmera.
6) A Magda abraçou o Mateus(Filho da minha colega Naianne) levantando ele do chão. Ele sorriu muito.
7) Eu quase chorei no ônibus.

Não sei como terminar esse texto, mas dizem que imagens dizem mais que mil palavras.
Todos nós juntos.