Important posts

Por que escutar os mais velhos faz bem?

Olá, como estão?


Decidi me fazer a pergunta titulo dessa postagem, porque as vezes quando contamos os nossos problemas a alguem, sempre parece que necessitamos de um conselho ou uma resposta. Mas as vezes a gente só quer que a pessoa seja um muro, uma pedra ou uma bola que nos escute e não responda nada, como o wilson era para o Chuck Noland de naufrago. Precisamos contar o que tem dentro de nós para alguem, nossos pensamentos são grandes demais para ficar contidos na nossa cabeça pequena e teimosa. Temos que desabafar. 



Por isso os idosos falam demais, já pensou 80 anos de histórias presas na mente loucas para sair? Sentimentos desesperados para serem sentidos de novo através da memoria? Quanta coisa extraordinaria podemos ouvir, sentir e imaginar através dos relatos deles! Uma vida inteira de aventuras, amores, desamores, fofocas, rancores, decepções e etc. O mundo do ponto de vista de uma pessoa.  


O maior dos beneficios é o que você proporciona a eles: Alguem que escuta. Minha tia me falou isso "idosos tem suas histórias, seu passado para contar, o que eles querem é só que escutem eles contarem suas alegrias e também suas mazelas, não precisam de ninguem que os julguem." Então, eu pensei, estou fazendo certo ouvindo mais e falando menos. 


Aprendi nessa atividade auditiva que uma história falada é tão linda quanto uma escrita. Que as escolhas das palavras na hora da fala talvez sejam mais fidedignas que as que escolhemos a dedo na hora de escrever. Os sentimentos também se expressam melhor com o rosto, a voz e olhar  da pessoa que viveu aquilo que está contando que qualquer coisa semelhante escrita em um livro. 



Se você se permitir soltar a imaginação é quase possivel estar lá onde toda a história está sendo contada. Por que todo idoso é naturalmente um contador de histórias, um ser que vive das memorias e que sonha com as aventuras da juventude.  No entanto, isso só será possivel se pararmos nosso vida veloz por um tempo, sentar numa cadeira e ouvir. 




Um dia a gente vai querer que alguém nos escute também. 



Bjs!!!!!!  






Postar um comentário

0 Comentários